sexta-feira, 2 de maio de 2008

O novo desafio

"nada é mais perigoso para um país pobre do que uma chuva de dinheiro"

(Celso Furtado, 1974, in C.M/A luta contra o subdesenvolvimento em condições de abundância de divisas)

O que é o Investment grade?
Entenda o novo status


Grau de investimento é o reconhecimento por agências de classificação de risco de que um país tem capacidade de honrar o pagamento dos títulos que emite e oferece segurança ao investidor.
O outro nível de classificação é o grau especulativo, que qualifica países vulneráveis, que oferecem risco de calote.
O país recebe uma nota (rating) em uma escala que vai do nível de "inadimplente" até o de "extremamente capaz de cumprir compromissos"

Qual a classificação do Brasil?
No rating da agência Standard & Poor?s, o Brasil saltou anteontem do último nível do grau especulativo para o primeiro nível do grau de investimento.

Pssou da nota BB+ (menos vulnerável no curto prazo, mas enfrenta incertezas importantes em relação às condições comerciais, financeiras e econômicas adversas) para a nota BBB-, que significa que o País tem capacidade adequada para cumprir seus compromissos financeiros, embora ainda esteja sujeito a condições econômicas adversas.
Nessa posição está também a Índia

O que motivou essa promoção do País?
Melhoras em indicadores de dívida interna, reservas suficientes para bancar a dívida externa, aumento do comércio exterior, perspectiva de crescimento forte e sustentável e o cumprimento de metas de inflação e de superávit primário (economia para pagar juros da dívida interna)

O que muda para o País com a mudança para grau de investimento?
O país consegue obter recursos com mais facilidade e a um custo menor para financiar déficit nas transações com o exterior e atrai mais investimentos externos tanto para a produção como para o mercado financeiro. O impacto, no entanto, não é da noite para o dia.

O que muda para as empresas?

O rating do país tem influência no custo de captação das empresas locais no exterior e, assim, a nova classificação do Brasil deverá proporcionar redução de custos para as empresas nessas operações e aumentar investimentos na produção. Além disso, é esperado um incremento de fusões e aquisições com participação estrangeira. Internamente, espera-se que mais empresas abram o capital, diante do aumento da oferta de recursos na Bolsa

O que muda para o investidor na Bolsa de Valores?
É esperado um maior fluxo de capital externo de qualidade, não especulativo, porque fundos de pensão que restringem seus investimentos a países com grau de investimento podem agora aplicar aqui. Com isso, a bolsa pode valorizar-se

Qual a influência do grau de investimento na cotação do dólar?
A princípio, de queda ante o real, como ocorreu anteontem, quando o dólar caiu 2,52% para R$ 1,663. O motivo é a excessiva oferta de dólar com o aumento da entrada de capital externo no País. A desvantagem é que isso encarece ainda mais as exportações brasileiras, mas barateia importações

Qual a influência sobre a taxa de juros?
Teoricamente, a promoção do Brasil a grau de investimento deveria levar a uma redução dos juros internos. Mas analistas têm dúvidas de que isso ocorrerá logo porque, no momento, a perspectiva de alta do juro está ligada à necessidade de desaquecimento econômico para conter a inflação

Na escala de grau de investimento, há outros níveis a alcançar?
Sim, na escala da S&P, o Brasil precisa galgar mais nove degraus para chegar ao nível máximo, de capacidade extremamente forte de cumprir compromissos financeiros, onde estão países como EUA, Reino Unido, França, Espanha e Suécia
(O Estado de S. Paulo, 02-05-2008)

Um comentário:

Camila disse...

O artigo afirma que o impacto não é sentido logo, mas no mesmo dia que anunciaram a elevação do Brasil ao grau de investimento, a bolsa já subiu horrores, mantendo-se em alta até então. Se já está havendo um movimento repentino, só pode ser de capital especulativo, certo?


Ah, outro dia vi na capa do Estado que com a elevação, agora a agência de risco que concedeu essa classificação ao Brasil espera que o País aumente o superávit primário para pagar os juros e, para isso, deve diminuir os gastos públicos. Se alguém tiver algo sobre isso, pode postar?