segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Qual o impacto da queda do preço do petróleo?

Tirado da Comunidade Luís Nassif Online. Clique aqui para ir para a comunidade


Daniel Yergin é um importante analista do mercado de energia, chairman da Cambridge Energy Research Associates (CERA) e ganhador de um prêmio Pulitzer pelo seu livro The Prize: the Epic Quest for Oil, Money, and Power.

Em um artigo publicado recentemente no Financial Times, Yergin aborda questões relevantes sobre as conseqüências econômicas e políticas da queda do preço do petróleo.

1 - Os preços do petróleo são um barômetro da economia mundial. O aumento dos preços entre 2003 e 2007 refletiu o maior crescimento econômico global em uma geração. Este elevado crescimento econômico chegou ao fim não só pela subavaliação de risco, excesso de liquidez e excesso de confiança, mas também por um insustentável boom de commodities, do qual o petróleo era uma parte crucial. Agora, como o mundo caiu em recessão, os preços do petróleo caíram em mais da metade.

2- Evidentemente, um "colapso" de preço para o intervalo de U $ 60 - $ 70 é apenas um colapso quando se esquece que a média dos preços do petróleo em 2007 foi de US $ 72 o barril (e de US $ 66 em 2006). O estreito equilíbrio entre a oferta e a demanda não foi o único fator a impulsionar a subida dos preços do petróleo. A última explosão nos preços do petróleo e de outras commodities começou no fim do Verão de 2007, com o enfraquecimento do dólar que gerou uma "fuga para as commodities".

3 - Os preços do petróleo continuaram crescendo ao longo de 2008 por um fator psicológico, que pode ser descrito como um "entusiasmo contagiante sobre as perspectivas do investimento", que se auto-reforçava e criava a sua própria realidade. Para que isto ocorresse era necessário assumir duas hipóteses equivocadas: 1) a crença no "descolamento"- que o resto do mundo estava imune a uma desaceleração econômica dos Estados Unidos -; b) que o preço não importava - que a oferta e a demanda não seriam afetadas pela elevação dos preços.

4 - O que era mais estranho quanto a este "entusiasmo contagiante" é que, enquanto os preços subiam, os “fundamentos energéticos” declinavam, juntamente com a economia global. O consumo de gasolina nos Estados Unidos atingiu o seu "pico de demanda" em 2007 e estava começando a declinar. Em bases globais, as estimativas para o crescimento da demanda para 2008 caíram de 2.1m barris por dia, no início do ano, para 200.000 barris por dia, agora. E talvez chegue a zero.

5 - O mercado mundial de petróleo está agarrado no que a Cambridge Energy Research Associates, há dois anos, descreveu como um cenário de recessão chamado "fissura global". A demanda de petróleo total nos Estados Unidos durante 2008 caiu 1m barris por dia em comparação com o ano passado. A última vez que a demanda caiu tanto foi em 1981, na véspera da recessão que era até agora conhecida como a "pior recessão desde a Grande Depressão".

6 - O que acontecerá com os preços do petróleo no cenário de “fissura global”? Um dos fatores determinantes mais importantes, tal como nos os aumentos de 2003-2007, é o ritmo do crescimento econômico global. Mas, desta vez, a questão é quão longa e profunda será a recessão e quão grande será o impacto sobre o gasto do consumidor. A outra questão crucial é o próprio abastecimento de petróleo. Quão grande será o fluxo de novas reservas de petróleo que foram estimuladas pelo aumento dos preços e estavam em desenvolvimento, mas foram adiadas pela falta de pessoal e equipamentos?

7 - A Baixa dos preços está forçando as empresas de energia a reduzir seus orçamentos e segurar a partida de alguns novos projetos. Isso irá fazer-se sentir em uma nova virada do ciclo, após uma recuperação econômica.

8 – Em contrapartida, as políticas energéticas da nova administração americana, tal como em outros países, darão uma ênfase maior à eficiência energética e às energias renováveis. Um “programa de estímulo verde” já está no topo da agenda de transição. Mas a questão mais preocupante que ronda Washington é: em que grau a redução dos preços irá impactar negativamente o investimento em energias renováveis e em eficiência.

9 - A resposta não será dada apenas pelo preço da energia, por mais importante que ele seja. O maior impacto virá a partir da saúde da economia, da situação fiscal do país e da disponibilidade de capital e de crédito. Com os custos de duas guerras e um grande resgate financeiro a ser feito, e com um sistema de crédito comprometido, os recursos para outros fins, são susceptíveis de serem restringidos.

10 - Em tais circunstâncias, algum tipo de cobrança ou de leilão para licenças de carbono pode de repente adquirir novos atrativos, não só para combater as alterações climáticas, mas como uma medida de aumento de receita de um governo federal que certamente precisa de dinheiro.

Nenhum comentário: