sexta-feira, 25 de abril de 2008

Queda de seus mercados faz China mudar regras para bolsas

A China lançou novas normas das bolsas de valores que dificultam a venda de grandes quantidades de ações, informou nesta segunda-feira (21) a agência oficial Xinhua. A medida tem o objetivo de conter as quedas dos mercados de Xangai e Shenzhen, que registram perdas constantes desde o começo do ano.

No momento em que seu principal indicador, o índice geral de Xangai, já perdeu 49,5% desde seu recorde histórico de outubro do ano passado, após cair na sexta-feira para sua cotação mais baixa em mais de um ano, a Comissão Reguladora da Bolsa de Valores da China (CRMV) decidiu lançar uma nova medida.

 

A partir de agora, os grandes acionistas que queiram se desfazer de mais de 1% dos valores de uma empresa terão que fazê-lo obrigatoriamente em bloco, e não de maneira aberta e separada como também era possível até o momento. O mecanismo da venda em bloco requer aos vendedores fechar acordos prévios com os compradores, impedindo que a venda afete os preços de mercado das ações da companhia.

 

''A medida serve para resistir à pressão das vendas sobre o mercado e ajudar a diminuir as preocupações dos investidores sobre o impacto das (grandes) vendas de valores(sobre os preços das ações)'', disse a CRMV em comunicado citado pelo jornal Shanghai Daily.

 

As quedas dos mercados chineses desde janeiro passado se devem ao temor dos investidores perante possíveis medidas oficiais de austeridade econômica para controlar a inflação. Além disso, há o excesso de ações no mercado em um contexto de pouca liquidez, junto ao impacto que possa ter a crise hipotecária dos Estados Unidos na economia chinesa.


21 DE ABRIL DE 2008 - 19h18


Fonte: Vermelho.org (http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=36376)

Nenhum comentário: