terça-feira, 13 de maio de 2008

China aumenta preços em 13% e já 'exporta' inflação

Raquel Landim
13/05/2008

Durante mais de uma década, a China, que se tornou o chão de fábrica do planeta, garantiu o crescimento da economia mundial sem inflação, graças aos baixos custos de produção. A relação com o Brasil não foi diferente. De 1993, época da abertura da economia brasileira, até 2006, os preços dos produtos vindos da China recuaram 22%. Mas isso é passado. A China já exporta inflação para todo o mundo, inclusive para o Brasil. Os preços dos produtos importados da China subiram, em média, 4,7% no ano passado e 13% no primeiro trimestre em relação a janeiro-março de 2007 - em igual período, o real se valorizou 10,7%, ante o yuan.

Segundo a Funcex, a tendência se espalha por todos os setores. Para a Gulliver, fabricante de brinquedos que compra na China 70% do que vende no Brasil, os reajustes ficaram entre 15% e 18% no trimestre, provocados pela alta do custo da mão-de-obra chinesa e pela explosão do petróleo, matéria-prima do plástico dos brinquedos. Os preços dos equipamentos eletrônicos subiram 13% no período, enquanto as máquinas aumentaram 10%, os elementos químicos, 27%, têxteis, 15% e calçados, 11%. Na maioria dos setores, a valorização do real compensou apenas parte da perda e os produtos chineses devem ficar mais caros nas prateleiras do país, depois de um longo período de preços baixos.

Apesar da alta dos preços acima da variação cambial, o Brasil segue comprando com apetite do fornecedor asiático, graças ao mercado interno aquecido. De janeiro a março, em relação ao primeiro trimestre de 2007, o volume de importações da China subiu 50%.

O reajuste de preços dos produtos chineses é conseqüência da inflação interna do país, que atingiu 8,5% em abril, e da alta do custo do frete. Fernando Ribeiro, economista da Funcex, explica que a inflação da China é provocada por vários fatores, como mão-de-obra mais cara, demanda interna aquecida e alta das commodities, que encarece os insumos. "A China vive uma inflação clássica e perigosa, que é alimentada por salários", diz Ribeiro.

Fonte: Valor Online (http://www.valoronline.com.br/valoreconomico/285/primeirocaderno/China+aumenta+precos+em+13+e+ja+'exporta'+inflacao,,,62,4926864.html?highlight=&newsid=4926864&areaid=62&editionid=2005)

Um comentário:

Ebook Revenda: http://ebookrevenda.ueuo.com disse...

GANHAR DINHEIRO IMPORTANDO PRODUTOS DA CHINA


Você gostaria de comprar Produtos Direto da China ?
Comprar produtos com até 80% de Desconto ?
Aprender a vender esses produtos em sites de leilão ?
Quer aprender a Ganhar Dinheiro na internet Dia e Noite sem parar?



Comprar celulares muito barato, compre ipads, compre tudo direto da china,
dos EUA, exemplo: produtos vendidos na china por 11,00 são vendidos aqui
no Brasil por 99,00 na internet, no Mercado Livre e em outros sites de leilão
Aprenda a Importar da China, visite nosso site e começe a Ganhar Dinheiro:
http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.htm






Palavras Chave:
aprenda a importar da china,
aprenda importar da china,
comercio da china,
como exportar e importar,
como importar,
como importar celulares,
como importar china,
como importar da china,
como importar da china,
download como importar da china gratis,
como importar da china para o brasil,
como importar direto da china,
como importar dos estados unidos,
como importar dos eua,
como importar eletronicos,