quinta-feira, 15 de maio de 2008

RESPOSTA - Grupo Brasil para grupo EUA

1) Afinal, os Estados Unidos estão em recessão ou não? Há perspectivas de impedir que uma recessão ocorra em um futuro próximo?

2) Para contornar a depressão de 1929, foram feitas mudanças que introduziram um maior controle do Estado na economia, no entanto, anos depois, o mercado financeiro encontrou formas de se liberalizar. Se a atual crise dos EUA for resolvida apenas com as medidas paliativas aplicadas pelo governo, será perdida a oportunidade de estabelecimento de mudanças estruturais mais definitivas para o controle do mercado?
(Consultar a matéria: http://vozes-internas.blogspot.com/2008/05/o-risco-da-calmaria.html)

3) A desvalorização do dólar pode ser vista como um contraponto à crise para os EUA?

---

Os Estados Unidos não estão própriamente em recessão, mas pode-se dizer que estão caminhando rumo a este quadro. Já há diversos indicadores demonstrando quedas acima do esperado tanto na produção quanto no consumo de diversos setores industriais.
Como ocorreu anteriormente, o FED acabou resolvendo a última crise com medidas paliativas, sem reestruturar a economia, mantendo os ganhos dos especuladores. Em um curtíssimo prazo, esta política parece ser eficiente, como foi no passado. Mas, se antes levou meio século para que outra crise aparecesse, agora é provável que em poucos anos o quadro se altere para um ambiente de crise acentuada e recessão econômica.
É dito que a pior parte da crise sub-prime "ficou atrás de nós", contudo suas causas perduram, principalmente a instabilidade.
Adotando medidas como a desvalorização do dólar, o governo norte-americano apenas apresenta outra medida paliativa. Ele chama de volta parte do capital que deixa de ver vantagem em investimentos no exterior e até incentiva a produção e consumo internos, mas como a raíz dos problemas está na desregulamentação dos investimentos, e estes se dão tanto por capitais nacionais como extrangeiros, a ação será ineficiente.

Nenhum comentário: