Os jornalões começam a tratar mais seriamente o assunto China. Estadão, Folha e O Globo estão com correspondentes em Pequim. Mas a cobertura permanece um tanto distante da efervescência presumível na nova “oficina do mundo”. Uma forma de atenuar esse déficit é fuçar os blogs dos próprios correspondentes.
Apesar do filtro político de algumas postagens, muitas vezes elas trazem informações até mais interessantes do que as matérias publicadas por eles nos veículo impressos.
Fica aí uma sugestão para o pessoal do Observatório da China. Os blogs ajudam a compor o quadro do que se passa na economia mais dinâmica do século XXI, onde vive 21% da população do planeta.
Abaixo, endereço do blogo do Gilberto Scofield –correspondente de O Globo, em Pequim.
Na página tem o email do jornalista. Dá até para entrevistá-lo, quem sabe. Não custa tentar.
http://oglobo.globo.com/blogs/gilberto/
Algumas notas postadas nos últimos dias:
Reservas:
As reservas em moeda estrangeira da China alcançaram nada menos que US$ 1,68 trilhão no fim de março, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Ti méti!!!!
Celulares para as massas, internet, Tiesto, Gucci, deng deng
A China adotou um interessantíssimo programa que busca ampliar o acesso das classes mais baixas nas áreas rurais a eletrodomésticos e eletrônicos de fabricação nacional, uma idéia que poderia ser copiada por outros países que precisam estimular o consumo interno. Para isso, o Ministério das Finanças fechou um acordo com 15 grandes fabricantes chineses e 21 grandes redes de varejo, que passaram a se dedicar à fabricação e comercialização de produtos mais baratos e de menor potência entre TVs coloridas, geladeiras e aparelhos de celular. Estes produtos serão vendidos a camponeses cadastrados em cooperativas rurais, inicialmente nas províncias de Shandong, Henan e Sichuan.
Cada família pode comprar o produto com 13% de desconto, fatia que é paga aos fabricantes pelo governo. A idéia é reduzir a imensa distância entre o campo e a cidade na China, hoje um dos maiores problemas do país, efeito colateral do crescimento espantoso da economia. Quando você visita o interior chinês, não é raro que as famílias tenham casas até grandes para os padrões urbanos, mas sem quase nada em termos de eletrodomésticos. Legal, né?
A gente já tinha falado disso há uns dois meses, mas agora é oficial: a Xinhua afirmou que a China tem oficialmente 221 milhões de usuários de internet, o que coloca o país em posição semelhante a dos EUA. O número representa um aumento de 61% em relação aos usuários do início de 2007. Mas é bom não perder de vista que esta fatia representa uma penetração da internet de apenas 16% no país, enquanto esta relação nos EUA é de 75%.
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