quarta-feira, 18 de junho de 2008

O jornalismo na visão de Bernardo Kucinsky

Por Priscilla Sobral (N° USP - 5903830)
No dia 12 de Junho o professor Bernardo Kucinsky ministrou palestra para os alunos do segundo ano de jornalismo da ECA - USP. Na palestra, que fez parte do cronograma das aulas da matéria Fundamentos da Economia, ministrada pelo Prof. Cláudio Cerri, Kucinsky contou um pouco de sua experiência no jornalismo brasileiro e estrangeiro e abordou temas como a teoria do jornalismo, a economia brasileira e conseqüentemente o jornalismo econômico feito no Brasil, além de dar alguns conselhos aos jovens estudantes.
Inicialmente Kucinsky versou sobre as teorias do jornalismo, afirmando que o Brasil as importa e por isso elas não se adaptam a realidade brasileira. A teoria ideal para os jornalismo nacional seria, na opinião do palestrante, a de um jornalismo em sistemas autoritários. Atreladas a tal sistema surgem conseqüências como a ética defensiva, termo para designar o cuidado que o jornalista tem que ter com seus arquivos e fontes, arquivando-os sempre, com o objetivo de manter referências do que publicou.
O jornalismo econômico foi um ponto de destaque na conferência. Kucinsky apontou a importante diferença entre a inflação de custos, que o país enfrenta atualmente, e a inflação de demanda, salientando que tal divergência não é questionada pelos jornalistas, porque a inflação de custos interessa aos bancos. Esses, por sua vez, dominam o jornalismo econômico brasileiro, já viciado em entrevistar sempre os mesmos personagens, cuja principal função seria a de garantir de que a economia está bem ou, no máximo, ficará bem em breve. A questão dos jargões econômicos também foi abordada pelo professor, que disse serem os jargões usados por aqueles que não conhecem bem o assunto sobre o qual estão escrevendo.
Quanto a economia brasileira Kucinsky foi enfático ao afirmar que ela é “ O Terreno de engorda do capital financeiro”. As empresas produzem e lucram aqui, devido a mão de obra barata e aos juros altos, mas todas as decisões estratégicas são tomadas na sede da companhia, localizada, quase que sem exceções no exterior. Outro aspecto fundamental da economia nacional abordado por Kucinsky foi a desigualdade social, que chega a afetar os grandes jornais, como o Estado de São Paulo, e os jornais especializados, como o Valor Econômico, que falam somente para o setor burguês da população.
A inovação tecnológica foi abordada em diversos aspectos. O palestrante falou sobre o fenômeno da diminuição das redações e aumento de jornalistas especializados, sobre o florescimento de novos veículos devido ao fácil acesso a tecnologia e ao advento da Internet como uma mídia inovadora, capaz de proporcionar a interação autor-leitor de modo mais palpável. O desaparecimento da mídia escrita foi uma das questões respondidas pelo jornalista que diz ser muito cedo para definir algo acerca, mas que a mídia escrita não desapareceu com a chegada da televisão ou do rádio.
Uma parte significativa da palestra foi dedicada a dicas do professor aos futuros jornalistas. A primeira foi sobre a importância do byline, a assinatura do jornalista na matéria. Kucinsky destacou o byline como fundamental para que o jornalista seja, desde o inicio da carreira, responsável pelo que escreve. Em seguida falou-se sobre a importância do jornalista ser capaz de se impressionar com os fatos e se arriscar a escrever sobre tudo aquilo que ele considera importante e sobre o compromisso do jornalista com a verdade e as conseqüências que a publicação ou não dessa pode acarretar na vida tanto do jornalista quanto de seus personagens.
Ao fim da palestra, depois de responder algumas questões dos alunos, Kucinsky fez uma importante crítica feita aos jovens jornalistas: Eles perderam o respeito pelas pessoas, o que acarreta um aumento no número de casos de calúnia e difamação. Como resposta para esse desrespeito o jornalista disse que o jornalista tem grande poder, mas que todo grande poder traz uma grande responsabilidade.

Um comentário:

Butico disse...

Frase final deve ser creditada ao Tio Ben (tio do Homem-Aranha), senão a Marvel irá processar esse blog...