quinta-feira, 19 de junho de 2008

"É uma inflação de custos, e não de demanda", diz Kucinski

Por Ricardo Régener - Nº USP 5902930

Em Palestra a alunos da Escola de Comunicações e Artes da USP, o Professor Bernardo Kucinski fala sobre o retorno da Inflação , discute as diferenças com outros períodos e faz uma crítica à cobertura da imprensa.



"Há uma promiscuidade muito grande entre jornalistas e fontes"



"Ninguém precisa ser Jornalista por ser, se for pra escamotear a verdade, não seja"


"Estamos vivendo uma volta da inflação", constata o Professor Bernardo Kucinski, introduzindo o tema sisudo em um tom didático e informal. Em conferência com alunos do curso de Jornalismo da ECA-USP, durante o mês de junho, o professor Bernardo Kucinski traçou um panorama do retorno do "Dragão Inflacionário" ao cotidiano dos brasileiros. Kucinski, que já prestou assessoria sobre Assuntos Estratégicos para a Presidência da República, enfatiza que vivemos um quadro inflacionário muito distinto de ocasiões anteriores: "Trata-se de uma inflação de custos, e não de demanda".

Segundo o professor, a inflação de demanda, mais comum em períodos históricos passados, ocorre quando as pessoas estão com dinheiro demais, consumindo, e não há oferta suficiente. Nesse caso torna-se necessária a imposição de impostos, a queda de salários, o aumento da taxa de juros, entre outras políticas comumente adotadas. A Inflação de Custos, no entanto, ocorre devido ao aumento, por motivos diversos, dos preços de produção, “ela representa em si o confisco do dinheiro do povo, o cidadão vai consumir de qualquer forma certos produtos, mas vai ter que pagar um pouco mais por eles (...) ela por si já derruba a demanda, já faz que as pessoas tenham menos dinheiro pra gastar com outros bens".

Para Kucinski, essa distinção é de suma importância pois "ela [a inflação de custos] exige um remédio totalmente diferente". No entanto, a adoção de políticas mais condizentes com tal realidade está dificultada em parte devido a atuação dos Jornalistas na cobertura da crise; conforme o professor “[a mídia] está omitindo deliberadamente o fato de que se trata de uma inflação de custos”, e isso se deve a “uma promiscuidade muito grande entre Jornalistas e Fontes”. Kucinski critica o fato dos profissionais de jornalismo terem sempre as mesmas fontes, o que os faz, em muitos momentos, meros difusores dos interesses dos bancos. A estes o professor associa o principal interesse pela omissão de nuances aprofundadas da crise: “É de interesse dos bancos aproveitar essa crise pra retomar o processo de elevação dos juros, não é conspiratório, é uma coisa que vai acontecendo naturalmente, e precisa ter uma certa perspicácia pra perceber".

No decorrer da palestra, além de falar sobre inflação e criticar incisivamente a ação dos Jornalistas nessa cobertura, Kucinski também deu muitas dicas práticas para a formação de profissionais ao mesmo tempo bem-sucedidos e honestos. “Ninguém precisa ser jornalista só por ser. Se for pra escamotear a verdade, não seja”.

Um comentário:

Anônimo disse...

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